Pré e pós-operatório
A Fase Pré-Operatória tem início quando a intervenção cirúrgica é decidida e termina quando o cliente estiver na mesa de cirurgia. É nesta fase que os distúrbios que aumentarão o risco cirúrgico são identificados e acompanhados de um cuidadoso preparo.
Na fase pré-operatória é preciso preparar reservas corporais. A nutrição adequada deve ser enfatizada para o paciente com o objetivo de fazer uma preparação para o estresse, cicatrização da incisão, hemorragia e potencial desidratação. Os pacientes com sobrepeso excessivo devem ser monitorados, pois os tecidos gordurosos não são resistentes às infecções; são difíceis de suturar.
No pré-operatório deve-se empregar uma dieta hiperprotéica/hipercalórica, se o paciente for obeso, utilizar uma dieta hipocalórica que inclua os carboidratos adequados para os depósitos de glicogênio. Garantir a ingestão das vitaminas C e K adequadamente.
Os efeitos no metabolismo depois da cirurgia podem estar relacionados com a extensão da cirurgia, com o estado nutricional prévio do paciente e com o efeito da cirurgia na capacidade de digerir e absorver nutrientes do paciente.
A Fase Pós-Operatória começa quando o procedimento cirúrgico é concluído e o cliente é transferido para a unidade de recuperação pós-anestésica, onde são prestados os cuidados pós-operatórios.
Na fase pós-operatória deve-se repor os depósitos de proteínas, ferro e glicogênio, corrigir os desequilíbrios eletrolíticos e de líquidos (água, potássio e sódio), repor nutrientes importantes como vitaminas C, K, A e zinco.
Referências bibliográficas:
Dominioni L, Rovera F, Pericelli A, Imperatori A. The rationale of early enteral nutrition. Acta Biomed Ateneu Parmense. 2003; 74 Suppl 2:41-4
Ikeda K, Kimura Y, Sato N, Ishida K, Saito K. Perioperative nutrition for gastrointestinal surgery . Nippon Geka Gakkai Zasshi. 2004 Feb;105(2):218-22
Randomized clinical trial of the effects of preoperative and postoperative oral nutritional supplements on clinical course and cost of care. Br J Surg. 2004 Nov;91(11):1528.
Sylvia Escott-Stump. Nutrição relacionada ao diagnóstico e tratamento. 4 ed, 1999. São Paulo: Manole.
|